Na sexta-feira, 26 de setembro de 2025, o Campus da UCS em Nova Prata recebeu a Assembleia do Projeto “Nos 150 anos da Imigração: um esforço para salvar a Língua Talian”, reunindo autoridades, lideranças culturais, prefeitos e representantes de diversos municípios da região. O município de André da Rocha foi representado pela Secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Isabel Josefina Defaveri Jacques.
O evento teve como objetivo reafirmar o compromisso coletivo com a preservação da Língua Talian, reconhecida como Patrimônio Imaterial do Brasil, e, assim, valorizar a cultura dos imigrantes italianos.
As importantes parcerias que possibilitam a realização do projeto envolvem a Universidade de Caxias do Sul (UCS), a AMESNE – Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste, o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a FIBRA – Federação das Associações Ítalo-Brasileiras do Rio Grande do Sul, o Grupo Musical Girotondo e a Associação Cultural Mìseri Coloni.
Durante a Assembleia, os municípios de André da Rocha, Cotiporã, Fagundes Varela, Guabiju, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Paraí, Protásio Alves, São Jorge, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata tiveram espaço para apresentar ações já realizadas e propostas para o futuro na preservação do Talian e da cultura italiana, fortalecendo laços e unindo esforços nesse marco histórico.
O encontro reafirmou uma mensagem comum: preservar o Talian é preservar a identidade, a memória e a herança cultural dos imigrantes que ajudaram a construir a história da região. Viva el Talian!