Teve início nesta segunda-feira, dia 13, a 5ª edição da Feira do Livro de André da Rocha. A programação se estende até a próxima sexta-feira, com uma série de atividades diárias, entre elas apresentações artísticas, encontros literários, contação de histórias, comercialização de livros e a Mostra de Projetos do Programa “A União Faz a Vida”, do Sicredi.
A solenidade de abertura reuniu autoridades locais, professores e estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Amantino Vieira Hoffmann, além de membros da comunidade que prestigiaram o evento. Durante o ato, foram realizados pronunciamentos e uma homenagem especial ao patrono desta edição, o Professor Dr. Aino Victor Ávila Jacques — pesquisador reconhecido que levou o nome de André da Rocha a diversos lugares do Brasil e do mundo por meio de seus estudos sobre melhoramento de campo nativo e de suas publicações. A homenagem contou com a presença de amigos, familiares e representantes da Administração Municipal, que manifestaram admiração e respeito à trajetória do patrono. Entre os oradores, destacou-se o amigo Carlos Alberto Zancan, também presidente da Academia de Ciências, Letras e Artes, entidade representada por ele na ocasião.
Na sequência, aconteceu o lançamento da obra literária do Patrono, intitulada "Gado de Osso".
A abertura ainda contou com o encontro literário com o escritor Alcy Cheuiche, importante nome da literatura gaúcha, e com a apresentação musical do Grupo Vozes de Galpão, que encerrou a noite com brilho e emoção.
A programação da semana literária seguirá com a participação dos Vivandeiros da Alegria e dos escritores Pedro Guerra e Letícia Moller. As obras dos autores foram adquiridas pela Administração Municipal e entregues aos alunos das redes municipal e estadual de ensino, como parte de uma proposta de mediação de leitura que culmina, agora, com a presença dos escritores em André da Rocha para um diálogo direto com seus leitores.