SETEMBRO AMARELO É DESTAQUE EM ANDRÉ DA ROCHASETEMBRO AMARELO É DESTAQUE EM ANDRÉ DA ROCHA

21/09/2017 Secretaria de Saúde

Na Semana de 11 a 14 de setembro aconteceu em André da Rocha a II semana de ações em prevenção de Saúde Mental, com o objetivo de sensibilizar a população em geral para o dia internacional de Prevenção ao suicídio e demais doenças relacionadas como depressão, ansiedade, síndrome do pânico que tem índices cada vez mais elevados em todo o mundo etc. A Ação faz parte das comemorações do setembro Amarelo. Ressaltamos, porém, que o evento não é um ato isolado e sim a culminância de um trabalho desenvolvido durante todo o ano através dos profissionais que compõem a rede de atendimento e incluem reuniões, oficinas, visitas domiciliares a grupos das comunidades, grupo da Melhor Idade, escolares entre outros. A organização do Evento contou com a parceria da ASCAR/ EMATER-RS, Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social (CRAS), Secretaria de Educação, Escolas, Conselho Tutelar, Câmara Municipal de Vereadores, grupo de teatro coordenado por Marinilda Cerri, com apoio da Prefeitura Municipal. Foram palestrantes na oportunidade Moacir Durli e Declei Giacomassa (Nova Prata) e Flávio Webber psicólogo e radialista a 34 anos da rádio Cacique (Lagoa Vermelha). Destacou-se nas falas dos profissionais a necessidade de derrubar o mito de que não deve falar em suicídio reforçando o  lema do setembro Amarelo de que  FALAR É O MELHOR REMÉDIO, ser ouvido principalmente por profissionais da área. Enriquecendo o evento a apresentação de um grupo de teatro de crianças da comunidade emocionou os presentes.